Preocupado com seus companheiros circenses, o deputado e palhaço Tiririca (PR-SP) quer que moradores de trailers também possam ser beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida – programa habitacional do governo federal para a população de baixa renda. Por não ter residência fixa, a classe circense não se enquadra nos requisitos para ter acesso ao programa.
No texto do projeto – o segundo apresentado pelo parlamentar neste ano –, Tiririca argumenta que as comunidades ciganas e circenses ficaram à margem do programa. Para convencer os deputados a aprovarem a proposta, Tiririca exalta a importância de seus companheiros: “São pessoas que vivem do suor do dia a dia e fazem a alegria de crianças e adultos”.
Na proposta, ele diz que o Executivo será responsável por definir os critérios da medida. Apesar de a Caixa Econômica Federal apontar dificuldades para financiar residências itinerantes, Tiririca afirma que tem se reunido com a entidade para encontrar uma maneira de colocar a proposta em vigor.
O projeto foi aprovado na semana passada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como tem caráter terminativo, o tema, se receber o aval da CCJ, será encaminhado diretamente ao Senado.
(Marcela Mattos, de Brasília)