terça-feira, 28 de maio de 2013

Sem espaço na tv, Tiririca decide ficar na política

Deputado do PR foi convencido por integrantes da Executiva nacional do partido a participar de mais uma eleição. Pesquisa coloca o parlamentar como bem avaliado nas classes mais baixas em São Paulo

Após ameaçar abandonar a política no fim do mandato de deputado, Tiririca (PR-SP) decidiu ficar na política. Pesou na decisão o rompimento de contrato com a TV Record, onde estava há nove anos, e a pressão feita pela Executiva Nacional do partido. Pesquisa realizada pela legenda coloca o deputado bem avaliado para diversos cargos, como deputado e senador, especialmente entre as classes mais baixas da população em São Paulo.
“Vou dar uma notícia em primeira mão. Rescendi O contrato com a Record para dar sequencia ao trabalho”, disse o deputado em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (28), na Câmara. De acordo com Tiririca, a Record não quis dar um programa para ele. Nos últimos meses, o parlamentar fazia participações no Programa de Tarde, na programação matinal da emissora. “Eles dizem que esse humor não vende. A gente sabe que o humor que está em alta é o stand up”, explicou.
No entanto, de acordo com o colunista de TV do portal UOL Flávio Ricco, a não renovar o contrato partiu da própria emissora. Com a decisão de rescindir o contrato com a emissora, Tiririca decidiu permanecer na vida pública. A partir da postura, a Executiva do PR mostrou ao deputado uma pesquisa revelando que ele poderá se eleger em diversos cenários em 2014. O futuro político, no entanto, ainda não está definido. Questionado se tentará a reeleição, ele brincou: “Nem vou dizer porque pode ser propaganda antecipada”.
Enquanto o deputado não define qual cargo vai disputar no ano que vem, o PR quer fortalecer sua imagem. Ele vai participar de uma caravana pelo estado de São Paulo a partir do próximo mês. A ideia é visitar pelas maiores 50 cidades paulistas mostrando o que fez até agora na Câmara. Mesmo tendo consciência de que não conseguiu aprovar nenhum projeto – “aqui se trabalha muito e produz pouco” -, ele quer passar a imagem de “deputado 100%”.
Já no terceiro ano do primeiro mandato, o deputado mais votado do país com 1,3 milhão de votos garante ter o respeito dos pares e da população. Os colegas, diz, dão conselhos e se mostram interessados no mandato. Já com os eleitores a relação é diferente. “Eles chegam diferente em mim do que em outros deputados. Comigo, eles já chegam chegado. Se eu faço besteira, já me chamam de ‘abestado’”, comparou.
Neste período, Tiririca destacou dois fatos do mandato. O primeiro é sua assiduidade. Ele é um dos que mais compareceu a sessões plenárias. Levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco revela que ele é um dos deputados mais assíduos da Casa. O outro é a possibilidade de poder ajudar a população. Ele ressaltou que a votação do salário mínimo foi o melhor projeto que ele participou da análise.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tiririca fará reunião com executiva do PR para definir futuro

O deputado Tiririca (PR-SP), o mais votado na eleição em 2010 com 1,3 milhão de votos, pediu uma reunião com a executiva de seu partido para debater seu futuro político.

A reunião acontecerá na tarde de terça-feira (28) na liderança do PR na Câmara dos Deputados.

"O encontro, além de antecipar as bases da estratégia política para a sucessão paulista, oficializará uma posição que encerra especulações sobre o destino do deputado mais votado do Estado de São Paulo", afirma o partido em nota.

No começo do ano, Tiririca disse que queria voltar a ser só palhaço. Desiludido com a política, ele afirmou que não disputaria mais eleições e, findo seu mandato, em fevereiro de 2015, iria se desfiliar do PR.

Na metade da legislatura, Tiririca, que se elegeu com a promessa de descobrir o que faz um deputado, havia dito que já entendeu que "não dá para fazer muita coisa".

Alan Marques - 28.jun.11/Folhapress
Francisco Everaldo Oliveira Silva, 45, o palhaço Tiririca, disse que deixará a política após o fim do seu mandato
"Aqui é uma escola. Se aprende tanto ir para o caminho legal quanto ir para o 'outro caminho", afirmou o deputado, na oportunidade.

Recentemente, Tiririca apresentou o sexto disco de sua carreira, produzido paralelamente à sua atuação como parlamentar. Havia oito anos que ele não lançava um álbum novo.

Com o nome de "Direto de Brasília", o trabalho reúne 13 músicas produzidas pelo cantor --a principal delas, "Estou no poder", que conta um pouco de sua trajetória na Câmara.

Matéria publicada originalmente na Folha de São Paulo

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tiririca propõe lançar o programa Meu Trailer Minha Vida


Baseado no projeto habitacional do governo federal Minha Casa Minha Vida, o deputado Tiririca (PR-SP) apresentou a proposta de estender o modelo às populações circenses tradicionais que vivem de modo itinerante.
O deputado apresentou na Câmara o projeto de lei que cria o “Meu Trailer, Minha Vida”, estabelecendo as mesmas facilidades de financiamento para a compra das casas ambulantes.
A proposta receberá parecer pela aprovação do deputado Paulo Foleto (PSB-ES), que relata o projeto na Comissão de Desenvolvimento Urbano.